Confira as habilidades essenciais que um garçom deve ter
Um bom atendimento é um dos principais pontos para o sucesso de um estabelecimento e para isso é necessário que o seu garçom tenha algumas habilidades que são essenciais.
O garçom é o principal responsável pela qualidade de atendimento, logo é preciso que ele tenha noção da sua importância. Muitas coisas podem influenciar no seu desempenho, mas é fundamental que ele tenha algumas qualidades. Veja abaixo essas habilidades:
1 – Boa comunicação
Saber se comunicar é um princípio básico do garçom. Uma boa comunicação nesse momento será essencial para a venda do produto.
2 – Carisma
Ninguém gosta de ser recebido com a cara emburrada não é mesmo? Por isso o primeiro passo para um bom atendimento é estar sempre com um sorriso no rosto, com isso o cliente irá se sentir acolhido.
3 – Paciência
Quando um cliente chega ao estabelecimento nem sempre ele sabe o que vai querer, portanto é indispensável ter paciência e calma para orientá-lo.
4 – Facilidade em resolver problemas
Não pode faltar no garçom a habilidade de encontrar soluções para problemas que possam ocorrer na sua rotina, então ele deve saber contornar essas dificuldades.
5 – Saber trabalhar em equipe
O trabalho do garçom não é individual, por isso é ideal que ele esteja alinhado aos demais funcionário e saiba trabalhar em equipe.
6 – Agilidade
Agilidade é uma habilidade que o garçom deve ter. É preciso ser rápido para atender aos clientes o que é diferente de ter pressa e querer que ele decida logo.
7 – Atenção
É muito chato solicitar algo e ficar esperando por muito tempo não é verdade? O garçom deve estar atento para atender prontamente o que o cliente solicita.
8 – Postura
A linguagem corporal é uma das formas do garçom se comunicar, logo uma boa postura é fundamental. É ideal que o garçom permaneça ereto, pois isso transmite a prontidão de atendimento.
9 – Criatividade
Todo garçom deve saber vender os produtos do seu estabelecimento e ser criativo é um diferencial na hora do atendimento.
10 – Se especializar
O tempo todo surgem novidades no mercado e o garçom deve se manter atualizado, pois isso irá trazer um crescimento profissional e influenciará em seu rendimento.
A função do garçom é muito mais do que apenas servir, ele é fundamental no funcionamento e imagem de um restaurante.
Se você gostou desse conteúdo e quer mais dicas para um bom atendimento, não deixe de conferir esse outro post sobre fidelização de clientes: 5 maneiras de fidelizar os clientes do seu restaurante