Confira as habilidades essenciais que um garçom deve ter

Um bom atendimento é um dos principais pontos para o sucesso de um estabelecimento e para isso é necessário que o seu garçom tenha algumas habilidades que são essenciais.

O  garçom é o principal responsável pela qualidade de atendimento, logo é preciso que ele tenha noção da sua importância. Muitas coisas podem influenciar no seu desempenho, mas é fundamental que ele tenha algumas qualidades. Veja abaixo essas habilidades:

1 – Boa comunicação

Saber se comunicar é um princípio básico do garçom. Uma boa comunicação nesse momento será essencial para a venda do produto.

2 – Carisma

Ninguém gosta de ser recebido com a cara emburrada não é mesmo? Por isso o primeiro passo para um bom atendimento é estar sempre com um sorriso no rosto, com isso o cliente irá se sentir acolhido. 

Carisma, habilidade do garçom

 

3 –  Paciência

Quando um cliente chega ao estabelecimento nem sempre ele sabe o que vai querer, portanto é indispensável ter paciência e calma para orientá-lo.

4 – Facilidade em resolver problemas

Não pode faltar no garçom a habilidade de encontrar soluções para problemas que possam ocorrer na sua rotina, então ele deve saber contornar essas dificuldades.

5 – Saber trabalhar em equipe

O trabalho do garçom não é individual, por isso é ideal que ele esteja alinhado aos demais funcionário e saiba trabalhar em equipe.

6 – Agilidade

Agilidade é uma habilidade que o garçom deve ter. É preciso ser rápido para atender aos clientes o que é diferente de ter pressa e querer que ele decida logo.

7 – Atenção

É muito chato solicitar algo e ficar esperando por muito tempo não é verdade? O garçom deve estar atento para atender prontamente o que o cliente solicita.

Atenção, habilidades do garçom

8 – Postura

A linguagem corporal é uma das formas do garçom se comunicar, logo uma boa postura é fundamental. É ideal que o garçom permaneça ereto, pois isso transmite a  prontidão de atendimento.

9 – Criatividade

Todo garçom deve saber vender os produtos do seu estabelecimento e ser criativo é um diferencial na hora do atendimento.

10 – Se especializar

O tempo todo surgem novidades no mercado e o garçom deve se manter atualizado, pois isso irá trazer um crescimento profissional e influenciará em seu rendimento.  

A função do garçom é muito mais do que apenas servir, ele é fundamental no funcionamento e imagem de um restaurante. 

Se você gostou desse conteúdo e quer mais dicas para um bom atendimento, não deixe de conferir esse outro post sobre fidelização de clientes: 5 maneiras de fidelizar os clientes do seu restaurante

 

Preparamos algo especial para você